Resenha: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – Max Weber

Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’, Weber discorre sobre a relevância da reforma protestante para a formação do capitalismo moderno, de modo que relaciona as doutrinas religiosas de crença protestante, para demonstrar o surgimento de um modus operandi de relações sociais, que favorece e caracteriza a produção de excedentes, gerando o acúmulo de capital.

Há de se dizer, então, que o mundo outrora dominado pela religião católica, era também concebido a partir da cultura por ela promulgada. Isso quer dizer que o modo de vida pregado no catolicismo, era propagado para além dos limites da Igreja, perpassando a vida dos sujeitos. Entretanto, o catolicismo condenava a usura, e pregava a salvação das almas através da confissão, das indulgências e da presença aos cultos. Desta forma, o católico enxergava o trabalho como modo de sustentar-se, mas não via prescrição em também divertir-se, buscando modos de lazer nos quais empenhava seu dinheiro, e produzindo apenas para seu usufruto. Menos temerário ao pecado que o protestante, e impregnado pela proibição da usura, o católico pensava que pedir perdão a seu Deus seria suficiente para elevar-se ao “reino dos céus”. Assim, seguindo esta cultura religiosa, a acumulação de bens não encontrou caminhos amplos, e permaneceu adormecida.

Contudo, com o advento do protestantismo, a doutrina – e portanto, a cultura – católica modificou-se, e a salvação passou a ser para alguns, não mais passível de ser conquistada, mas sim uma providência divina, onde o trabalho era meio crucial para glorificar-se. Para o protestante, o trabalho enobrece o homem, o dignifica diante de Deus, pois é parte de uma rotina que dá às costas ao pecado. Durante o período em que trabalha, o indivíduo não encontra tempo de contrariar as regras divinas: não pratica excessos, não cede à luxúria, não se dá a preguiça: não há como fugir das finalidades celestiais. E, complementando toda a doutrina protestante, ainda é crucial pontuar que nesta religião não há espaço para sociabilidade mundana, pois todo o prazer que se põe a parte da subserviência a Deus, fora considerado errado e abominável. Assim, restava a quem acreditava nestas premissas, o trabalho e a acumulação, já que as horas estendidas na produção excediam as necessidades destes religiosos, gerando o lucro.

Portanto, quando se fala em uma concepção tradicional de trabalho, trata-se da concepção católica, que não acumulava e pensava o trabalho como meio de garantir subsistência. Já a concepção que vê o trabalho como fim absoluto, é a protestante, que enxerga no emprego de esforços produtivos a finalidade da própria existência humana, interligada com os propósitos providenciais de Deus.

Esta mudança no comportamento social, além do choque de culturas exposto nos parágrafos acima, suscita uma abrupta mudança no cenário econômico. Isso decorre do seguinte ciclo: O católico trabalha para viver, o protestante vive para trabalhar. O protestante gera excedente, e o acumula, investindo-o em cadernetas de poupança, gerando lucro. A finalidade protestante é salvar-se, e se o trabalho é salvador, empregar outros auxilia na salvação alheia. Logo, o protestante é dono dos meios de produção, detém os funcionários e acumula cada dia mais excedentes, gerando mais capital. E assim, a gênese do capitalismo moderno é concebida.

Conclui-se, portanto, que a cultura – segundo Weber um modo de ser que detém as práticas –  ao ser modificada, gera novos costumes, um comportamento inusitado, que embora não tivesse como objetivo estabelecer uma nova ordem econômica, e sim moral, passa a sustentar a essência do sistema.

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18 thoughts on “Resenha: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo – Max Weber

  1. Daniel Mota diz:

    Muito bom! Excelente resenha! :)

  2. diana diz:

    gostei muito do traballho, e bem esplicado e deixa bem claro

  3. Cesar diz:

    Fico com a cultura católica, mesmo sendo agnóstico.

  4. MARCIA NEUMEYER DA PENHA CASTRO DUQUE DE CAXIAS diz:

    Perfeito. É exatamente o q temos hoje. Um sistema econômico desumano…
    gerado pela ética protestante.

  5. Pedro Victor diz:

    Muito bom! Muito bem escrito e conciso.

  6. Ana Stephanie diz:

    Genial, muito bem resuming e explicado :)

  7. Ronaldo Jr diz:

    Sua resenha tem denso teor filosófico, mas fica bem explícito a parcialidade religiosa com que trata as questões de ordem denominacionais ao trabalhar a tese de Weber. Ceticismo ou catolicismo “histórico”?

  8. Stephanie diz:

    Adorei a resenha! O autor está de parabéns. Muito bem escrito e explicado.

  9. Sergio diz:

    Boa resenha, mostra a essência da visão do autor.

  10. Obrigada, mt bom esse trabalho, ajudou-me a compreender melhor a obra.

  11. parabéns, realmente claro e objetivo!

  12. Rasec Satnad diz:

    Bem sucinto, entretanto faltaram as fontes e o responsável pela assinatura da resenha.

  13. Marcilene Abreu diz:

    ótimo,
    claro e objetivo.

  14. Cláudio Júnior diz:

    Texto sucinto, de fácil compreensão e que não foge à realidade da obra, muito bom!

  15. muito bom ! minhas dúvidas foram esclarecidas.

  16. lucas diz:

    Muito bom! Excelente resenha!
    gostei muito do traballho, e bem esplicado e deixa bem claro

  17. Estela diz:

    Parabéns pelo texto!

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